O projeto kombi da Leitura, nasceu em 2013/ 2014 com intuito de reivindicar os direitos de mais de cinco mil estudantes em frente a CLDF- Câmara Legislativa do DF. A Faculdade Alvorada, que ficava na 516 norte , em Brasília, fechou deixando milhares de estudantes a ver navios .
Alguns estudantes, vieram para a porta da Câmara Legislativa do DF, para reivindicações e pelo direiro de estudar e terminarem os estudos .
Alguns estudantes, além de ficarem sem colarem graus , na época, ficaram sem trabalhos e rendas .
Era utilizada uma kombi no estacionamento, para reunir, articular junto às autoridades.
Além disso ,essa mesma kombi , foi utilizada para estúdio de gravação,para entrevistas com autoridades, jornalistas, estudantes, escritores e até lançamento de livros , como livros da Escritora saudosa, Mira Alves .
Com um espaço que articulava em diversas formas , foi criado um formato para agregar valores no espaço, criar um espaço gastronômico , alinhado ao livro e à leitura.
O fato é, que com a tecnologia , um espaço que não tinha muita visibilidade, passou a ser o centro das atenções nas redes sociais, ações transmitidas por meio do Blog. www.acessobrasilia.blogspot.com.br, passou a ter mais de duas mil visualizações por dia .
Era multi mídia e passou a ser vista por mais de 80 países.
A Mala do Livro , por meio do Governo do DF, desenvolvia há mais de 20 anos a formação de bibliotecas domiciliares e fomentação de instituições e espaços públicos, passou a doar livros para o espaço em 2016.
Foi então que o espaço passou a se chamar, Espaço Cultural Kombi da Leitura.
Estúdio de Gravação de entrevistas , espaço gastronomia e cultural, que mais tarde foi premiado pelo Ministério da Cultura, é pelo Governo do Distrito Federal.
Além de todas os serviços prestados à sociedade, foi criado o Instituto IAbBRASIL- Instituto Acesso, para promover eventos sociais é culturais que é organizado pelo Coletivo Acesso Brasil.
Não foi idealizado ,ele foi necessário ,para o momento , é a Comunicadora Popular. LIDIANE MENDES KALLIANDRA DO CERRADO , deu vida aos projetos por meio das necessidades nos movimentos de estudantes universitários.
#ColetivoAcessoBrasil